R7 - Notícias: Twitter, Facebook, WhatsApp e YouTube são bloqueados na Turquia

R7 - Notícias
 
Twitter, Facebook, WhatsApp e YouTube são bloqueados na Turquia
Nov 4th 2016, 18:02

Turquia

O governo turco está bloqueando o acesso ao Twitter, Facebook, WhatsApp e YouTube em todo o país. A decisão vem no rastro de uma onda de prisões para mais de 11 políticos pró-curdos.

A informação foi divulgada pelo grupo Turkey Blocks, que se dedica a monitorar e preservar a liberdade de internet no país. Segundo o grupo, o acesso a estes sites foi derrubado junto às operadoras turcas e está afetando a maioria dos usuários no país. Segundo a entidade, mais de 47 milhões de internautas turcos foram atingidos com este bloqueio.

Update: WhatsApp messaging service block in #Turkey confirmed, joining Twitter, Facebook and YouTube shutdownshttps://t.co/XA9JZaxn54 pic.twitter.com/XNusUu2rgW

— Turkey Blocks (@TurkeyBlocks) November 3, 2016

De acordo com o Turkey Blocks, a maiores operadoras do país como TTNet e Turkcell não estão liberando o acesso. Por outro lado, provedores menores como UyduNet mantiveram seu acesso aos sites.

Outros serviços como Instagram e Skype também estão sofrendo restrições em seu acesso, segundo o grupo de militância online. "Restrições de Internet estão constantemente sendo usadas na Turquia para suprimir a cobertura de incidentes políticas, uma forma de censura para evitar a revolta popular", afirmou o Turkey Blocks.

Depois da denúncia do Turkey Blocks, veículos turcos e de outros países da Europa passaram a ligar os cortes de acesso à prisão de 11 políticos do Partido Democrático na Turquia, que defende políticas pró-curdas, que vão contra o governo conservador do presidente Recep Tayyip Erdogan. 

Esta não foi a primeira vez que a Turquia sofre com cortes na internet para evitar manifestações populares da rede. Nas últimas semanas, durante protestos na cidade de Diyarbakir, o acesso à web em todo o país passou por cortes, o que também foi ligado à interferência do governo.

"Supressão das redes sociais tem sido empregada frequentemente por conta de emergências nacionais como ataques terroristas para censurar a cobertura de mídia e permitir que as autoridades tenham um controle sobre a narrativa dos fatos", afirmou o Turkey Blocks.

Fonte: ARS Technica

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com. By using Blogtrottr, you agree to our polices, terms and conditions.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions.

Comentários