R7 - Notícias: Técnicos da Aneel sugerem não elevar receita de EDP e Eneva após taxa criada no CE

R7 - Notícias
 
Técnicos da Aneel sugerem não elevar receita de EDP e Eneva após taxa criada no CE
Nov 7th 2016, 13:49, by Reuters

SÃO PAULO (Reuters) - A área técnica da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) sugeriu à diretoria do órgão regulador que não autorize um aumento na receita de termelétricas que operam no Ceará após a criação pelo governo estadual de uma taxa emergencial a ser cobrada dessas instalações devido à seca que atinge o Nordeste nos últimos anos.

As elétricas EDP Energias do Brasil e Eneva pediram à agência no mês passado um reajuste na receita de suas usinas Pecém I e Pecém II, que somam cerca de 1 gigawatt em capacidade, ao alegar que a taxa criada pelo Ceará, cobrada sobre o consumo de água, eleva em 700 por cento o custo das unidades com o insumo.

No pleito, as empresas chegaram a ameaçar o fechamento das termelétricas caso não fossem atendidas, devido aos "prejuízos insustentáveis" que a cobrança extra poderia gerar às operações das térmicas, que utilizam a água para resfriar equipamentos.

Mas os técnicos da Aneel alegaram que as empresas deveriam ter previsto riscos de suprimento de água quando construíram as usinas em uma região seca como o Ceará, e afirmaram que não cabe empurrar o custo adicional para o consumidor.

Em documento visto pela Reuters e com data de 4 de novembro, a área de regulação de geração da Aneel ainda argumentou que uma termelétrica operada pela espanhola Endesa na região está realizando investimentos para ser autossuficiente em água até o fim de 2018.

"Cabe ao empreendedor planejar-se com antecedência devida e adotar as medidas mitigadoras para minimizar o impacto financeiro e operacional de realizações adversas", afirmaram os técnicos.

"Se, por um lado, o gerador não é responsável pela condição hidrológica na qual tem de operar, muito menos responsabilidade tem o consumidor", concluíram os técnicos ao analisar o pedido das empresas.

Uma decisão sobre o pedido de reajuste de receitas apresentado por EDP Brasil e Eneva estava prevista para a reunião de diretoria da Aneel da última terça-feira, mas o assunto foi retirado de pauta.

Em teleconferência com investidores na última semana, o presidente da EDP Brasil, Miguel Setas, havia se mostrado confiante em convencer o regulador sobre o reajuste. "Nossa expectativa é que haja repasse integral desse encargo", afirmou.

None

(Por Luciano Costa)

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com. By using Blogtrottr, you agree to our polices, terms and conditions.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions.

Comentários