R7 - Notícias: Superintendência do Cade recomenda rejeição de acordo entre Latam, British Airways e Iberia

R7 - Notícias
 
Superintendência do Cade recomenda rejeição de acordo entre Latam, British Airways e Iberia
Nov 7th 2016, 13:45, by Reuters

SÃO PAULO (Reuters) - A superintendência do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) recomendou a impugnação de um acordo acertado pela companhia aérea TAM, do grupo Latam Airlines, com a British Airways e a Iberia no início do ano, que previa um aprofundamento dos laços entre as empresas.

Em despacho publicado no Diário Oficial da União nesta segunda-feira, a superintendência "ofereceu impugnação da operação ao tribunal" do Cade da operação.

Em nota à imprensa, a Latam Arlines ressalta que o parecer do Cade não se trata de decisão final e que continuará colaborando com as autoridades competentes. A empresa ainda se diz "confiante de que, diante do tribunal administrativo de defesa econômica, apresentará todos os elementos solicitados para demonstrar que estes acordos trarão importantes benefícios para passageiros e para a economia".

O acordo entre Latam, British e Iberia, estas duas últimas parte da IAG, foi anunciado inicialmente em meados de janeiro deste ano. O anúncio ainda tinha incluído aprofundamento de relações com a American Airlines, também parte da aliança Oneworld. Segundo o Cade, o acordo com a companhia aérea norte-americana ainda está sendo analisado pela superintendência da autarquia.

Para a superintendência do Cade, o acordo entre Latam, Iberia e British "tem potencial de gerar problemas competitivos no mercado de transporte aéreo de passageiros entre o Brasil e a Europa, em especial nas rotas São Paulo-Londres e São Paulo-Madri".

O acordo viabiliza cooperação intensa entre as empresas, principalmente referente ao arranjo de programação de voos, preços, gestão de receita, marketing e vendas, afirmou a superintendência do Cade. O órgão acrescentou que as companhias já detêm 70 a 80 por cento de participação no trecho entre São Paulo e Londres, enquanto na rota São Paulo-Madri as concentrações são de 50 e 60 por cento.

"Seria improvável a entrada de novos agentes nessas rotas em curto e médio prazo e a rivalidade remanescente nos trechos se mostrou insuficiente para dirimir as preocupações concorrenciais verificadas durante a análise da operação", afirmou o órgão.

A operação foi notificada em 6 de junho deste ano e o prazo legal para a decisão final do Cade é de 240 dias, prorrogáveis por mais 90.

None

(Por Alberto Alerigi Jr.)

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com. By using Blogtrottr, you agree to our polices, terms and conditions.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions.

Comentários