R7 - Notícias: Número de novos usuários do ProtonMail dobra após vitória de Trump

R7 - Notícias
 
Número de novos usuários do ProtonMail dobra após vitória de Trump
Nov 14th 2016, 14:13

Arquivos protegidos

Preocupados com os rumos que sua privacidade na internet poderia tomar após a eleição de Donald Trump, muitos norte-americanos logo trataram de procurar por novas tecnologias de segurança na web. O serviço de e-mail criptografado ProtonMail, por exemplo, viu novas inscrições de usuários dobrarem desde que Trump foi eleito novo presidente dos Estados Unidos na última quarta-feira, 9.

"O ProtonMail segue a política suíça de neutralidade e não tomamos qualquer posição a favor ou contra Trump", afirmou o CEO do serviço de e-mail criptografado, Andy Yen. Segundo ele, ao se comunicar com esses novos usuários, a empresa achou que as pessoas estavam apreensivas com as decisões que o novo presidente dos EUA poderia tomar e o que significariam considerando as atividades de vigilância da Agência Nacional de Segurança, NSA.

Um dia após a vitória de Trump, o ex-consultor da NSA, Edward Snowden, encorajou as pessoas preocupadas com suas ramificações no comando da agência a usar criptografia, durante uma audiência holandesa através de videoconferência na Rússia – o que parece ter surtido efeito. Vale lembrar que, sendo presidente, Donald Trump também herdará a NSA, que utiliza diversos recursos para descobrir dados de usuários de serviços da internet.

"Dada a retórica da campanha de Trump contra jornalistas, inimigos políticos, imigrantes e muçulmanos, há a preocupação de que ele possa usar as novas ferramentas à sua disposição para atingir determinados grupos", acrescentou Yen. "Como a NSA atualmente opera completamente fora do olho do público com muito pouca supervisão legal, tudo isso poderia ser feito em segredo."

O ProtonMail foi lançado em maio de 2014 por cientistas que se conheceram no CERN e no MIT. Em resposta às revelações de Snowden sobre a cumplicidade entre a NSA e outros provedores de e-mail, como o Google, eles criaram um serviço de e-mail criptografado de ponta a ponta, resistente ao governo.

Fonte: TechCrunch

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com. By using Blogtrottr, you agree to our polices, terms and conditions.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions.

Comentários