Matéria do: http://www.marketingderelacionamento.srv.br/
O Que É Marketing de Relacionamento?
Conhecido como CRM – Customer Relationship
Management, poderíamos utilizar uma frase curta como "Marketing baseado
fundamentalmente no relacionamento com os`clientes" (Marketing sem
Complicações, Armando Tadeu Rossi, Editora Senac), mas entendemos que
seja importante começarmos a falar sobre o termo relacionamento antes.
Segundo o dicionário Houaiss: 1. ato ou efeito de relacionar-se; 2. capacidade de manter relacionamentos, de conviver bem com seus semelhantes; 3. relação de amizade.
Segundo o dicionário Houaiss: 1. ato ou efeito de relacionar-se; 2. capacidade de manter relacionamentos, de conviver bem com seus semelhantes; 3. relação de amizade.
Pode haver relacionamento entre duas pessoas
(amigos, irmãos, marido e esposa, cobrador e passageiro, etc), duas
empresas (fábrica e distribuidora, distribuidora e loja, prestadora de
serviço e loja, etc) e entre pessoas e empresas (empresa e cliente).
Basicamente é manter um bom relacionamento com todas as pessoas que
cercam uma empresa, passando dos colaboradores internos, fornecedores e
clientes.
Então temos no marketing de relacionamento
uma importante ferramenta que gerencia o relacionamento que uma empresa
tem com seus clientes, consumidores, futuros consumidores e
ex-consumidores e vice-versa. Trataremos aqui exclusivamente sobre a
terceira opção: empresa-cliente e cliente-empresa.
Entendendo o Cliente Com Marketing de Relacionamento?
É através do marketing de relacionamento que
as empresas podem entender os hábitos de consumo de seus clientes e
projetar ações voltadas aos mesmos, buscando sempre que estes tornem-se
cada vez mais dependentes de seus produtos e/ou serviços, utilizando-os e
recomendando-os. É preponderante, portanto, que o cliente entenda seus
esforços feitos a seu favor, seja seu bem estar, suas solicitações ou
necessidades (valor percebido).
Há ações que visam o bem estar do cliente
como servir um capuccino, disponibilizar uma poltrona confortável
enquanto aguarda e ações voltadas as solicitações como retirar a
maionese e trocá-la por mais queijo no sanduíche ou embrulhar para
presente mesmo quando se sabe que o produto é para ele próprio. Mas são
nas necessidades do cliente que estão os detalhes. Em todo bom
relacionamento (e no marketing de relacionamento não poderia ser
diferente) o conhecimento é parte fundamental para realizarmos ações que
realmente agradarão. Entender, analisar e explorar o conhecimento é
fundamental para a realização do marketing de relacionamento, sem o
qual, passaremos a "chutar" o que o cliente quer ou deseja.
Relacionar-se faz parte do "jogo" comercial e
é durante este relacionamento que uma empresa precisa conhecer os
hábitos e costumes, desejos e necessidades de cada cliente e transformar
este conhecimento num valioso banco de dados, tabulá-lo e
posteriormente, tomar decisões focadas e certeiras. Com este
conhecimento sua empresa poderá surpreender seus clientes, antecipar
vontades e desejos, chegar na frente de concorrentes, antever
necessidades e rapidamente oferecer soluções e prioritariamente,
fazer-se presente em seu dia-a-dia. Quanto mais dados compilar, mais
próximo de seu cliente sua empresa estará.
As empresas que não buscarem entender seus
clientes, farão com que despertem à novos fornecedores. Entender o que o
cliente anseia, mobilizar e direcionar a equipe neste sentido e
utilizar meios de comunicação eficazes, são os pré requisitos para a
obtenção do sucesso tão esperado. Saber com antecedência o que o cliente
espera e se antecipar, lhe proporcionará uma boa impressão e obviamente
ele se interessará no que mais sua empresa pode lhe ser útil.
Usando com Sabedoria o Marketing de Relacionamento
Sua empresa pode estar informatizada e
abastecida com uma poderosa ferramenta de CRM, arquivando cada passo,
cada compra, datas, formas de pagamento e hábitos de consumo de seus
clientes ou você pode conhecer cada cliente que adentrou seu
estabelecimento, conversado com ele, feito venda, tirado dúvidas e
guarda todas estas informações na sua cabeça. claro que não podemos
comparar o Itaú com seus milhões de correntistas e a lavanderia do seu
Zé, mas se não utilizarem ações de marketing de relacionamento, ambos
estarão fadados a perderem seus clientes. Enquanto apenas armazenam
informações e costumes de seus clientes, outro banco dá 13 dias sem
juros no limite e outra lavanderia dá uma camisa lavada e passada a cada
3.
Oferecer vantagens, disponibilizar serviços
identificados pelo cliente como valor agregado é fidelizar o cliente.
Oferecer mais do que seus concorrentes oferecem, seja preço mais baixo,
qualidade superior ou ambos é imprescindível quando se quer manter um
relacionamento duradouro com seus clientes. Relacionar-se começa da
coleta das informações da pré-venda, mas é no pós-venda que aplicamos
todo esse conhecimeto. Não há cliente que não quer um agrado, um
presente! Oferecer um produto ou serviço desejado com um plus deveria
ser quase que uma obrigação.
Perder um cliente por mau atendimento é tão
fácil quanto perdê-lo à concorrência, que com mais visão, soube agregar
produtos e serviços aos seus e oferecer mais que a sua empresa. Criar
programas de fidelização é bom, porém dispendioso. Mas criar ações de
relacionamento que fidelizam o cliente é rápido e barato. Quanto menor a
sua empresa, maior sua necessidade em fazê-lo. A força do marketing dos
grandes players do mercado influenciam o cliente pela força de seus
preços mais baixos e diversidade de produtos e serviços oferecidos.
Portanto, é agregando valor que sua empresa
se destacará do mercado. É através de ações de relacionamento que você
participará do cotidiano dos clientes, ora surpreendendo-os, ora
informando-os sobre novidades, lançamentos, promoções, oportunidades e
ações motivadoras que tornem sua marca e seus produtos imprescindíveis a
eles.
Aprendendo com o Marketing de Relacionamento
Entendemos que precisamos escutar e listar o
que nossos clientes desejam e aplicar na forma de ações em prol do
relacionamento empresa/cliente. Aprendemos que surpreender positivamente
o cliente é importante para nos diferenciar da concorrência e que ações
promocionais ou agregar serviços aos nossos produtos são fundamentais.
Mas voltando-se ao termo básico relacionar-se, é importantíssimo
aprender a ouvir. É preponderante ler nas entrelinhas, assimilar e
aplicar o que nossos clientes dizem com palavras e prioritariamente,
falam com seus hábitos, gestos e compras. Uma relação constante de
aprendizado onde analizamos quais os tipos de produtos mais e menos
comprados, quais os tipos de produtos mais e menos procurados, quem são
nossos clientes mais fiéis (marketing de frequência), quais os cliente
insatisfeitos e os mais realizados, pois é através destas informações
que uma empresa obterá maior resultado ao apostar mais em um produto que
em outro, oferecer descontos numa categoria e adicionar serviços em
outra.
As informações estão a nosso favor e caberá a
nós aprendermos com elas dia após dia e com sabedoria, usá-las a nosso
favor. Aprender com o marketing de relacionamento nos proporciona
preparar e treinar nossa equipe de maneira a aumentar a qualidade do
atendimento, fazendo com que aumentemos o desempenho da empresa.
Sistematicamente devemos colher, filtrar e analizar estas informações
para ajudar-nos na tomada de decisões. O planejamento estratégico de uma
empresa depende tanto destas informações, como sua empresa depende de
clientes para sobreviver.
Ferramentas de Marketing de Relacionamento
O marketing de relacionamento somado a
informática criaram o CRM ( Gerenciamento do Relacionamento), onde de
forma eficaz e produtiva, um atendente pode conhecer e cuidar de um
cliente. Há centenas de softwares de CRM disponíveis no mercado que
consolidam as informações de cada cliente, filtra e analisa-as para que a
empresa possa cuidar de cada um separadamente ou identificar tendências
e aplicar como vantagem competitiva.
Outra importante ferramenta de relacionamento é o contato com o cliente no pós-venda, seja por telefone seguindo um script pré-elaborado ou utilizando um formulário a ser preenchido onde o cliente aponta prós e contras da sua empresa, produtos e atendimento, que estudado oferece de mão beijada informações relevantes sobre a organização, ou seja, onde sua empresa falha e que é de bom tom melhorá-la.
Outra importante ferramenta de relacionamento é o contato com o cliente no pós-venda, seja por telefone seguindo um script pré-elaborado ou utilizando um formulário a ser preenchido onde o cliente aponta prós e contras da sua empresa, produtos e atendimento, que estudado oferece de mão beijada informações relevantes sobre a organização, ou seja, onde sua empresa falha e que é de bom tom melhorá-la.
Atualmente observamos duas ferramentas
excelentes e fundamentais do marketing de relacionamento que não podem
ser ignoradas: Um sistema tracking para sites e um sistema de envio de
e-mail marketing. O primeiro sinaliza o perfil dos visitantes de um
certo site, mostrando sua frequência, localidade, hardwares e softwares
utilizados na navegação, mas prioritariamente mostram os links, páginas e
produtos mais visitados e até as palavras-chave mais buscadas que
converteram em entrada no site. Já o segundo, além de oferecer valiosas
informações sobre quantidades de visualização e cliques, proporciona um
estreitamento no relacionamento entre empresa e cliente no sentido de
chegar de forma rápida, certeira e barata, qualquer ação de marketing de
relacionamento, estudada e aplicada pela empresa.
Lobbus - Internet de Resultados
Após anos de trabalhos web, seja criação de
sites, lojas virtuais, envio de newsletter, email marketing, otimização
de sites ou qualquer peça de web marketing, a Lobbus entendeu que
apenas design e conteúdo não são suficientes. Claro que uma loja deseja
ter uma loja virtual bonita e funcionando, óbvio que um médico deseja
ter um site bem feito com todas as suas especialidades, porém, nada
disso serviria se não trouxesse resultados.
- "Eu não quero vender, quero apenas um site institucional!"
MENTIRA!!! Todos precisam vender, seja produtos, serviços ou idéias.
Sem o qual, não sobrevive. Seja uma loja, um comércio, um prestador de
serviços, um profissional liberal, um pensador, não importa. Ou
transmitimos a mensagem desejada pelo visitante ou não venderemos, não
alcançaremos nossos objetivos, não cresceremos... resumidamente... não
teremos resultados!
Graças a nossa formação comercial, nos
especializamos em entender de forma clara e definitiva o que nosso
cliente quer transmitir, quem acessará seu site e principalmente, o que
ele desejará encontrar e fazemos acontencer. Desde o planejamento e
execução, até o day after priorizamos ações de fomento para que
nosso cliente aumente sua visibilidade, aumentando a visitação, e,
quanto mais visto, caso aborde ou exponha o conteúdo certo, da forma
correta, conseguirá seu intento, vender!
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