R7 - Notícias: Parlamentares brasileiros veem vitória de Trump com cautela e receio

R7 - Notícias
 
Parlamentares brasileiros veem vitória de Trump com cautela e receio
Nov 9th 2016, 13:56, by Mariana Londres, do R7, em Brasília, com Agência Senado

Parlamentares brasileiros veem vitória de Trump com cautela e receio R7

Senadores brasileiros de orientações políticas diversas veem a vitória do republicano Donald Trump à presidência dos Estados Unidos com receio e cautela. Para o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB–SP), líder do governo Temer no Senado, primeiro é preciso esperar para ver como Trump irá se comportar quando ocupar a Casa Branca.

— É preciso em primeiro lugar a gente ver quem Donald Trump realmente é. Porque durante as eleições ele era um personagem, no sentido de personagem de teatro, de cinema, ele criou um personagem.  E em torno disso foi criando uma imagem que garantiu em grande medida a vitória. Mas será que esse personagem é real? Ele na presidência vai levar adiante as ideias vagas que ele propôs?

Temer diz que vitória de Trump não muda relação do Brasil com os EUA

Com Trump presidente, Brasil deve continuar tendo importância marginal para os EUA, diz especialista


Para o senador Cristovam Buarque (PPS-DF), Trump deve se comportar na presidência como um empresário, achando que não tem que dar satisfações ao Congresso. O senador analisa que a vitória de Trump não é um fato isolado, já que mostra o crescimento do nacionalismo em resposta a globalização pelo mundo.

— Ninguém sabe [como ele irá se comportar] porque ele é imprevisível. Mas o mais provável é que ele comporte no governo como um empresário, achando que vai fazer tudo do que prometeu. Mas o importante é explicar porque aconteceu. Isso não é um fato isolado. Tem a ver com a saída da Reino Unido da União Europeia, com o crescimento da direita nacionalista em muitos países da Europa, como na Hungria. É uma vitória das forças antiglobalizantes de Direita, do nacionalismo norte-americano, de sindicatos contra a imigração. A globalização entrou num processo que não sabe ainda como se humanizar.

Já a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) se disse em choque e lamenta que os Estados Unidos tenham um presidente que passou a campanha fazendo discurso de discriminação e subalternidade da mulher.

— O mundo está vivendo um choque e ainda vamos levar um tempo para absolver isso. Quem perde não é só uma mulher, que ganha é um homem que utilizou um discurso misógino durante toda a campanha, dizendo que o papel da mulher deve ser de subalternidade. Alguém que defende a expansão dos muros, dividindo os EUA de outros países e contra os imigrantes.

Relações com o Brasil

Para Aloysio Nunes Ferreira, que é presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado (CRE) o impacto da eleição de Trump pode ser tanto positivo quanto negativo para o Brasil.

— Ele que trazer empregos de volta para os Estados Unidos, tanto pela isolacionismo, com barreiras, o que seria ruim para o Brasil, quanto estimulando o comércio internacional, o que pode ser bom para o Brasil. Por isso precisamos esperar para ver quem ele realmente é.

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com. By using Blogtrottr, you agree to our polices, terms and conditions.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions.

Comentários